top of page

A COVID 19 e o emocional, como restaurar?

Em meio a tantas incertezas do que é a covid, do porquê acontece, como, sobre o tratamento, as recuperações, os óbitos, as prevenções, as vacinas, as eficácias das vacinas.... em meio a essas e tantas outras incertezas, o que conseguimos afirmar é o quanto o estado e o equilíbrio emocional foram afetados.


Seja por ter sido infectado, recuperado, ter tidos sequelas, seja pela perda de um ou mais membros significativos da família, seja pelas necessidades de adaptação sua e da sua família em seguir isolamento, higienização novos moldes em se estudar, trabalhar e socializar.


A emoção que mais se destaca nos depoimentos de todas as situações acimas envolvidas é a ANSIEDADE. Nos dias atuais sempre foi muito citada, porém; a potência que essa ânsia pelo medo, pela ameaça de lidar com algo tão desafiador gerou um grande mal-estar coletivo, contínuo e de reparação prolongada no resgate das perdas e modificações acontecidas.


A covid, como doença física respiratória e a ansiedade, como uma manifestação emocional que atingi justamente o funcionamento da respiração, ambas ficam interligadas no processo do adoecimento do coronavírus.


Acompanhei durante a internação hospitalar, em um hospital de campanha, muitos pacientes com histórico prévio de ansiedade e não tratada. Ao vivenciar os sintomas da doença, dificultou-se ainda mais ainda os procedimentos, o tratamento pela invasão prejudicial da ansiedade e as possibilidades do que poderia ocorrer na internação e ainda sem nenhum rosto conhecido como acompanhante para lidar forças.


Alguns conseguiram se concentrar, focar e tendenciar a um melhor enfrentamento e relaxamento, ressignificando algumas experiências para poder seguir adiante, avançar e superar, seus próprios medos, aflitos e luta.


A chave para obter melhor controle da ansiedade está na concentração da respiração, permitindo uma melhor forma de participação e conquista no tratamento, algo tão simples, porém tão difícil de se atingir, um caminho cheio de obstáculos, um percurso com nível máximo de dificuldade, em fazer apenas, o respirar.


A forma como vejo de tentarmos apaziguar os corações acelerados é fazê-los encontrar a forma mais adequada de respiração, voltando às técnicas antigas, até conhecidas, porém já não tão praticadas que é uma reeducação respiratória. Aplicarmos e multiplicarmos técnicas efetivas de respiração e concentração, favorecendo a diminuição da ansiedade e elevação da calma, da paz e da tranquilidade, com alvo ao resgate de um equilíbrio emocional e recuperação das consequências do furação passado...


A falta de ar, gera agonia, um descontrole total de seu próprio corpo, de sua própria mente. E aqueles que sobrevivem, também se sentem sem ar pela perda de seus familiares, amigos, pacientes, pessoas, vidas... como reconstruir o espaço de uma perda, dos danos no plano do desenvolvimento infantil, do plano escolar, do plano laboral, do plano financeiro... para reconstrução de qualquer reparo, também por mais simples que pareça... é começar por respirar...

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


© 2016 por NEIS

WhatsApp-icone.png
linkedIn_PNG17.png
  • Facebook Social Icon
logo-instagram-png-fundo-transparente.pn
bottom of page